01.
Transtornos alimentares
Você não é apenas um corpo.
“A beleza é a qualidade de algo que é agradável aos sentidos.
Definir o belo citando algo ou alguém não é defini-lo e sim exemplificá-lo.”
A beleza e padrões impostos pela mídia, provocam, principalmente no público feminino, uma necessidade quase vital da manutenção de corpos magros, que se assemelhem a modelos considerados ícones de beleza.
A felicidade e o sucesso, muitas vezes, parecem ser alcançados quando o corpo apresenta padrões dentro dos estabelecidos pela mídia, e isso contribui de forma importante para a insatisfação da imagem corporal de muitas pessoas, podendo sem dúvida alguma, contribuir para o desenvolvimento de transtornos alimentares.
A aceitação da imagem corporal, passa por um lugar onde é necessário um grande conhecimento sobre si próprio (crenças, comportamentos aprendidos, limitações, potencialidades e autoestima). O profissional da psicologia tem grande importância em auxiliar as pessoas nesta descoberta, de forma à guiá-las na busca por respostas internas e também na busca pela identificação de situações gatilhos, que trazem como recompensa uma auto imagem errônea.
É importante ressaltar, que o tratamento ideal no caso de transtornos alimentares, deve incluir uma equipe multiprofissional composta por Psicólogo, Nutricionista, Médico, Educador Físico e Fisioterapeuta.